Quem somos nós?

Criada 2003 a ABASP convenceu pais e alunos a integrarem um grupo com uma única intenção, tornar o basquetebol um esporte popular no Município de Paranavaí. A partir do envolvimento de outras pessoas que se agregaram à idéia a Associação cresceu e passou a interagir com a comunidade, pois além dos treinamentos, jogos entre amigos, passou a realizar escolinhas de basquete para crianças e adolescentes.

Projeto

Um pouco da história...
Japs -Fase Final/Foz do Iguaçu-2004

O basquetebol de Paranavaí, sempre teve altos e baixos, passando por fases importantes e outras medíocres dependendo da condução que era dado ao trabalho. Numa destas fases foi marcada pela presença de um grande incentivador, “Professor Manoel de Lima” que promoveu a formação de atletas de 1968 até meados dos anos 80. Este trabalho talvez tenha sido o mais importante, pois, grandes nomes de profissionais hoje atuando em Paranavaí como Médicos, Engenheiros, Advogados, Professores, Prof. de Educação Física, Empresários e Políticos, passaram pelas mãos habilidosas e disciplinadora do Mané como é conhecido no meio esportivo estadual e nacional.Depois desta fase por 12 anos comandou as equipes principais do basquetebol o Professor Paulo César Franzini, paralelo, também importante aparece o Professor Welignton Belmonte, que segurou a peteca durante os anos difíceis do esporte em Paranavaí.Após este período houve um momento de estagnação, onde o basquetebol quase sumiu na comunidade, ficando inclusive sem técnico junta a FESPAR.
Em 2001  iniciava um pequeno, mas organizado esquema de trabalho que envolveu a FESPAR,a AABB ,o SESC  e o distrito  de Graciosa, sob a batuta de uma ex atleta do Município, atual Professora de Educação Física Kellen Quadrado. Somente em 2003 este esquema sistematizado de escolinhas criou vida. Criado em setembro de 2003 a ABASP, uma associação de basquetebol, muito bem administrada, que convenceu pais e alunos a integrarem um grupo já no primeiro ano, de aproximadamente 260 crianças, adolescente e adultos com uma única intenção, tornar o basquetebol um esporte popular. Nos primeiros anos - atendeu a vontade de um grupo de amigos,pais e atletas  aficionados por basquete, que tinha a idealização de massificar esta modalidade no Município de Paranavaí.A partir do envolvimento de outras pessoas que se agregaram à idéia, a associação cresceu e passou a interagir com a comunidade, pois além dos treinamentos , jogos entre amigos, passou a realizar escolinhas de basquetebol para  crianças e adolescentes.
Em 2004, foi firmado o primeiro convênio com a Prefeitura Municipal de Paranavaí, tornando viável o projeto Basquete Cidadão, que objetiva  aos  jovens que despertem interesse na prática esportiva, conquistando o maior número de adeptos a aprendizagem e fazendo assim com que todos tenham noções gerais de regras, técnicas e jogo, sem nenhum tipo de distinção a sua prática durante a infância bem  como proporcionar um desenvolvimento físico e mental harmonioso, respeito por regras e companheiros, sociabilidade e gosto pela atividade física. Simultaneamente, foi criada as primeiras equipes para competir no Campeonato Estadual de Base e Jogos Oficiais do Paraná-JOJUPS e JAPS . A partir daí, a ABASP não parou de evoluir e os parceiros  surgiram. Em 2004 contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Paranavaí através da FESPAR e a Marin Sports. Nos anos de 2005 e 2006 tivemos os patrocínios da Prefeitura Municipal de Paranavaí através da FESPAR , a Marin Sports e Academia Beko. Em 2007 a Prefeitura Municipal de Paranavaí através da FESPAR , a Marin Sports e a colaboração dos Pais foram os parceiros responsáveis pelo desenvolvimento dessa evolução. No ano de 2008, tivemos como patrocinadores a Fundação de Esportes de Paranavaí, a Marin Esportes e o Colégio Nobel, o apoio dos Colégios Estaduais Leonel Franca e Bento Munhoz da Rocha Neto e a confiança dos pais foram de fundamental importância para a permanência e solidificação dos nossos projetos. Neste ano de 2009, mantivemos o patrocínio do Colégio Nobel e da Fundação de Esportes de Paranavaí, a Marin Esportes, o apoio da Academia Beko e dos Colégios Estaduais Leonel Franca e Bento Munhoz da Rocha Neto e a constante confiança dos pais. Oferecemos em 2009 uma valiosa opção de prática esportiva, sendo ainda  um dos poucos municípios paranaenses a preservar a pratica desta modalidade esportiva ,tanto como pratica de rendimento, como  pratica social.
A ABASP-Associação de Basquetebol de Paranavaí preocupada com  o basquetebol, ( quer pela sua importância biológica na formação do corpo e do organismo, quer pela capacidade criadora de seus praticantes bem como modalidade técnica) , conquistou no ultimo bimestre de 2010  o Projeto Basquete do Futuro da CBB através da Federação Paranaense de Basquetebol,  que veio somar aos Projetos Basquete Cidadão e Usina de Talentos e será lançado em 2011.Tivemos ainda a importante participação no Campeonato Paranaense Sub 17 feminino que conquistou a quinta colocação. A mesma equipe conquistou o quarto lugar na Fase Final dos Colegiais. Além da convocação de 4 atletas para a seletiva (Camila Monteiro, Kaline Azambuja , Graciela Monteiro e Brendon Cazu) , onde dois  jogaram o Brasileiro ,sendo uma pelo Paraná ( Kaline Azambuja) e  outra pelo Mato Grosso do Sul ( Camila Monteiro).
 A iniciativa da ABASP em realizar os projetos de basquetebol para diferentes idades, tem colaborado para o desenvolvimento  do esporte amador no nosso município. A descoberta de talentos e futuros atletas , tem sido constante em nosso trabalho. O trabalho desenvolvido pela “Associação de Basquetebol de Paranavaí- ABASP”,  tem visões recreativas e competitivas para todos os níveis sociais, não fazendo distinção, envolvendo crianças ,jovens e adultos a partir de  6 anos . Recreativamente (Projeto Basquete Cidadão) onde os aspectos técnicos são de pouca relevância, levando como objetivo a socialização, integração , a vivencia em grupo, Etc. Na visão Competitiva ( Projeto Usina de Talentos) a segunda visão deste projeto , prevalecem detalhes técnicos, evitando assim o surgimento de erros e vícios posteriores de difícil  correção, fazendo com que haja uma evolução natural para se tornar um atleta, ensinando que o sucesso é relacionado com o esforço, e não a perder ou vencer, estimulando  positivamente a pratica esportiva, reconhecendo as habilidades próprias adquiridas e reduzindo criticas a sua criatividade. Socialmente integra Adultos de diferentes idades, que assim como os idealizadores do Projeto adoram jogar basquetebol.
Neste presente instrumento relatamos o projeto  desenvolvido pela ABASP sob os patrocínios da Prefeitura Municipal de Paranavaí  através da FESPAR- Fundação de Esportes de Paranavaí, Marin Esportes ,Academia Beko, Colégio Nobel, Colégios Estaduais Leonel Franca , Bento Munhoz da Rocha Neto e Marins Alves de Camargo; bem como o planejamento, os eventos realizados e os eventos no qual participamos neste ano de 2010.

Kellen Quadrado

Projeto de Basquetebol
ÁREA:
O Projeto está inserido na área de Esportes, Social , Escolar  e Treinamento.
OBJETIVO:
Trabalhar adequadamente com crianças e atletas desta modalidade atingindo o objetivo do planejamento de Basquetebol, procurando visar às dificuldades dessas crianças das aulas.
Trabalhar com basquetebol para ajudar melhorar a qualidade de vida das crianças, levando-as a ter melhor convívio social e conseqüentemente maior interesse pelo bem estar de sua comunidade.
Mostrar a todas as crianças o grande valor da modalidade para saúde e bem estar de todos.
JUSTIFICATIVA:
Em poucas décadas, este desporto evoluiu de forma aperfeiçoada e constante e sua prática  ao contrario de outras modalidades como futebol ( que encontra-se diariamente na mídia) que estende-se a um numero cada vez maior de praticantes, o Basquetebol (talvez devido a falta de apoio e  ampla divulgação) tem sofrido  uma perda no  numero de equipes , principalmente no Paraná. Pretende-se com esse projeto, integrar e treinar adequadamente atletas para que possam defender qualitativamente a cidade de Paranavaí na modalidade de basquetebol, bem como dar oportunidades e vivências da modalidade para as crianças da comunidade além de proporcionar uma atividade saudável e altamente social em período contra turno.
METODOLOGIA:
A Coordenadora Técnica juntamente com a Equipe de Profissionais da Associação de Basquetebol de Paranavaí, elabora anualmente um calendário referente a suas atividades, este é elaborado paralelamente ao calendário escolar e desportivo, afim de não prejudicar os alunos e atletas em suas atividades diárias .
Além das atividades normais, ou seja, Campeonatos, Copas Escolares e Festivais e Participação nas Ligas, a Associação de Basquetebol de Paranavaí desenvolve alguns projetos de cunho social, que além de divulgar o basquete, aumentando o número de participantes, procura resgatar através deste esporte a auto - estima das crianças carentes envolvidas nos projetos.
Cada turma de escolinha acontecerá duas vezes por semana com 60 minutos de duração por  aula , com exceção da categoria pré mini que terá a duração de 50 minutos por aula.
As Equipes Principais Juventude e Adulta feminino e masculino, treinarão três vezes por semana, com a média de 1 hora e meia por treino técnico e tático. Nos treinos de preparação física e fortalecimento muscular  serão 1 hora  duas vezes na semana cada.

PROJETOS DE  BASQUETE
Além das atividades normais, ou seja, Campeonatos, Copas Escolares e Festivais e Participação na Liga Metropolitana de Londrina, a Associação de Basquetebol de Paranavaí desenvolve alguns projetos de cunho social, que além de divulgar o basquete, aumentando o número de participantes, procura resgatar através deste esporte a auto - estima das crianças carentes envolvidas nos projetos.
1 - PROJETO "BASQUETE CIDADÃO"
OBJETIVO - Este projeto prioriza o atendimento às crianças  e adolescentes  em idade escolar  da cidade de Paranavaí.  Justifica-se esta iniciativa em função da falta de atividades esportivas e de laser nos bairros  participantes deste projeto. Trata-se de uma iniciativa que privilegia o ensino prático do basquetebol, como alternativa de educar e preencher o tempo livre da comunidade participante.
LOCAL DA REALIZAÇÃO – Quadras de Esportes das escolas participantes, praças, ruas, áreas verdes e quadras nos distritos de Paranavaí
NÚMERO DE CRIANÇAS A SEREM ATENDIDAS – máximo de 25  crianças por turma, podendo atender mais de uma  turma, havendo necessidade na escola.
CLIENTELA - Alunos das escolas de Paranavaí.
PARCEIROS – Fundação de Esportes de Paranavaí, Secretaria Municipal de Educação de Paranavaí e Marin Esportes, Colégio Nobel, Colégio Estadual Leonel Franca/Viva Escola, Colégio Estadual Bento Munhoz da Rocha Neto e Colegio Estadual Dr Marins Alves de Camargo.

2 – PROJETO “ USINA DE TALENTOS”
OBJETIVOS - Este projeto procura atender atletas de ambos os sexos da comunidade de Paranavaí,com idade inicial de 12 anos, aprimorando os fundamentos técnicos e táticos através de treinamentos específicos a esta modalidade. Para as categorias acima de 15 anos há também acompanhamento de fortalecimento muscular e preparação física. As categorias de treinamento  participam  de competições oficias  pelo Município de Paranavaí.
LOCAL DE REALIZAÇÃO – Ginásio de Esportes Noroestão, em Paranavaí.
CLIENTELA - Garotos e garotas que mais se destacam nas escolinhas e  nos eventos da Associação.
PARCEIRO - Fundação de Esportes de Paranavaí, Marin Esports e Colégio Nobel.
3 – PROJETO “ BASQUETE DO FUTURO- Eletrobrás”-2010/2011
OBJETIVOS - educar e socializar meninos e meninas de 9 a 16 anos através do esporte e, ao mesmo tempo, popularizar e divulgar a modalidade.  É importante ressaltar que o projeto visa o desenvolvimento social das crianças. Nosso objetivo não é formar atletas de alto nível, mas sim formar cidadãos éticos, respeitáveis, disciplinados, responsáveis e, lógico, fãs desse emocionante esporte que é o basquete — comentou Francisco Oliveira, responsável pelo projeto.
LOCAL DE REALIZAÇÃO – Ginásio de Esportes Noroestão, em Paranavaí.
NÚMERO DE CRIANÇAS A SEREM ATENDIDAS – 15  crianças por turma, sendo 4 turmas.
CLIENTELA - Garotos e garotas meninas de 9 a 16 anos.
PARCEIRO - Fundação de Esportes de Paranavaí, Eletrobrás, CBB, FPrB.